Nova roda criada pela NASA: se serve para Marte, certamente serve para o Brasil



Com a nova roda criada pela Nasa, ficar parado na rua com pneu furado vai ser algo quase impossível de acontecer. Novas tecnologias, como pneus “Run Flat”, por exemplo, trouxeram uma solução que permite rodar alguns quilômetros após um furo. Mas, o que fazer quando o furo do pneu ocorre em Marte?


A NASA, em suas ambições na exploração espacial, desenvolveu uma maneira de seus Rovers (nomes de seus “carros” no espaço) não ficarem parados em solo marciano com furos de pneu. A nova roda criada pela NASA foi desenvolvida buscando confiabilidade e também características que permitem superar os obstáculos encontrados.


O que a roda criada pela NASA possui de diferente?


O novo conceito de roda é feito com elementos já conhecidos por nós: ligas de titânio e níquel. Após anos de desenvolvimento, a “Superlastic Tire” (ou pneu superelástico em tradução livre) foi apresentada como a “reinvenção da roda”.


Sem a necessidade de borracha ou câmara de ar, a nova roda criada pela NASA possui maior capacidade de deformação, chegando a 10%. Número que comparado aos 0,5% de um pneu comum, prolonga sua durabilidade em terrenos acidentados e o torna adaptável aos diferentes (e desconhecidos) tipos de solos fora de nosso planeta.


Lembrando muito as malhas utilizadas em roupas de guerra medievais, as tranças metálicas da roda possuem memória de formato. Sua adaptação aos diferentes tipos de terreno, inclusive, aumentam a capacidade de transpor rochas e terrenos arenosos sem perder tração.


A Superlastic Tire certamente traz elementos que poderão ser adaptados para uso na Terra. Máquinas agrícolas, veículos militares e outros carros que demandam tração e facilidade de transpor obstáculos podem tornar a nova roda criada pela NASA uma alternativa viável aos tradicionais pneus de borracha.


A roda criada pela NASA teria utilidade no Brasil?


Enquanto a tecnologia não é aplicada aos veículos que trafegam por aqui, os Rovers em breve estarão explorando o planeta Marte “calçados” nessa nova invenção. Convenhamos que um terreno bastante acidentado como o de Marte vai ser uma boa simulação das ruas que temos por aqui. O mesmo vale para a roda flexível inventada pela Michelin.


Assista ao vídeo que separamos a seguir e acompanhe os detalhes da roda reinventada que foge completamente dos padrões aos quais estamos acostumados e veja se ela realmente não pode ser útil em terrenos extremos, como as avenidas do Brasil.




Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga

© 2020. Work Car - Transporte de Veículos

Avenida Helio Ossamu Daikuara, 3257 – Embu das Artes -SP

+55 (11) 3751-2366 / (11) 99504-1234 Whatsapp

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon