Como usar o ar condicionado do seu carro: dicas para resfriar melhor e como deve ser a limpeza



Você sabe como usar o ar condicionado do seu carro? Sendo considerado um item indispensável em carros nos dias de hoje, o ar condicionado é um herói para todos os motoristas e passageiros em dias de calor, principalmente quando levamos em conta o clima quente no Brasil.

Considerando o grande conforto que o ar condicionado nos proporciona, sua correta utilização (e manutenção) é indispensável para o funcionamento do sistema.


Como manter o ar condicionado em perfeito funcionamento?


Segundo as montadoras e especialistas, as medidas necessárias para manter o perfeito funcionamento dos sistemas de ar condicionado são:

  • Ligar o sistema ao menos uma vez por semana;

  • Realizar manutenção adequada (preventiva e corretiva);

  • Evitar ligar e desligar o motor com o sistema em funcionamento.


Como usar o ar condicionado após o carro ter ficado exposto horas ao sol?


Quem nunca deixou o carro exposto ao sol e depois de algumas horas se deparou com um “forno”? Nesses casos, para o resfriamento do veículo ocorrer de maneira eficiente as dicas são:

  1. Abrir completamente o veículo e esperar alguns segundos para ocorrer ventilação;

  2. Colocar o veículo em movimento e ligar a ventilação com as aletas direcionadas para baixo;

  3. Quando a temperatura estiver amena, ligue o ar condicionado.


Quando eu devo utilizar a recirculação do ar condicionado?


O botão de recirculação do ar condicionado permite com que impeçamos a entrada do ar externo dentro do veículo. Ativado o botão, o sistema passa a funcionar somente com o ar interno do veículo. O botão de circulação é ideal para uso nas seguintes ocasiões:

  • Quando circulamos próximo à fumaça de outros veículos;

  • Trafegamos por estradas não pavimentadas;

  • Trafegamos por regiões de mau cheiro.

O uso contínuo da a recirculação do ar condicionado ocasiona o ressecamento do ar, o que pode agravar problemas respiratórios como rinite e bronquite. Portanto, não é recomendada a utilização da recirculação do ar condicionado por um longo período de tempo.



Em viagens, visando o consumo de combustível, é melhor utilizar o ar condicionado ou deixar as janelas abertas?


Quando estamos viajando, costumamos trafegar em velocidades superiores a 80 km/h. Considerando o arrasto gerado pelo uso das janelas abertas, a utilização do ar condicionado mantém o consumo equivalente. Devido ao maior conforto, considera-se a utilização do ar condicionado a melhor opção.


Por que eu devo realizar a higienização do ar condicionado do meu carro?


Devido ao acúmulo de sujeira e umidade, os dutos do ar condicionado se tornam um ambiente bastante favorável para a reprodução de micro-organismos que podem gerar problemas de saúde.

A higienização do ar condicionado e a troca de componentes do sistema são essenciais para melhorar a qualidade do ar condicionado. Confira as dicas para prevenir os problemas que podem ser causados pelo ar condicionado:

  • Troca dos filtros do ar condicionado;

  • Desligar o ar condicionado um pouco antes de chegar ao destino para o sistema perder umidade;

  • Ligar o ar quente do veículo sazonalmente para a higienização;

  • Utilizar odorizadores com germicidas para matar fungos e bactérias.

Confira os vídeos que separamos a seguir, e saiba mais sobre como usar o ar condicionado do seu veículo e também como realizar a manutenção e higienização do sistema.