top of page

Como amenizar a alta da gasolina cuidando de 5 itens do seu carro



O aumento de imposto sobre os combustíveis afetou todos nós consumidores, mas para quem é relaxado com o carro a conta pode ficar ainda mais cara. Quem mantém a manutenção em dia, talvez consiga amenizar um pouco o prejuízo. O carro possui uma série de peças que estão diretamente ligadas ao consumo de combustível. Vamos ver quais são e quando devem ser substituídas. FILTRO DE AR Esquecer de trocá-lo a cada 10.000 km pode restringir a entrada de ar, deixar o carro sem potência e "beberrão". FILTRO DE COMBUSTÍVEL É outro item que deve ser trocado a cada 10.000 km na grande maioria dos carros. Mas e se eu não trocar? Resumindo, é assim: o combustível precisa chegar com pressão e vazão constantes nos bicos injetores. Se o filtro estiver entupido a vazão será menor em consequência, a quantidade de combustível será menor e seu motor ficará fraco. Aí, você pisa mais no acelerador para compensar.



VELAS E CABOS DE VELA A intensidade da faísca da vela é responsável por queimar a mistura de ar e combustível. O que pouca gente sabe é que quando essa faísca está fraca, parte do combustível não é queimado e, infelizmente, é jogado para fora pelo escapamento. Apesar de não sentir falha no motor, ainda sim você pode estar jogando combustível pelo escapamento. E pior, estragando o catalisador. Na maioria dos carros, as velas devem ser substituídas a cada 20.000 km, mas em alguns modelos são utilizadas velas de irídio que duram 80.000 km. Uma dica: se você utiliza velas de irídio e adora andar com etanol, é melhor fazer limpeza das velas a cada 20.000 km.


Etanol de qualidade ruim costuma virar um melado, como aquele no fundo da panela de pudim. Quando isso ocorre, fica muito difícil tirar a vela. Não são poucos os casos em que a rosca do cabeçote é danificada.



PNEU DESCALIBRADO Sei que muita gente já está "careca" de saber, mas posso garantir que a maioria das pessoas não calibra os pneus no momento do abastecimento. Basta observar que os postos de combustíveis possuem várias bombas de abastecimento e apenas um calibrador. Já experimentou andar de bicicleta com pneu murcho? Seu motor sofre do mesmo jeito, além do que, a vida útil do pneu diminui muito. ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO Muita gente só solicita este serviço quando troca os pneus, mas é só andar em ruas esburacadas que seu carro ficará desalinhado. É como um carrinho de supermercado com as rodinhas tortas (quem nunca pegou esse hein?).


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page