top of page

Dicas e cuidados que você deve ter com a embreagem de seu carro


A embreagem é um dos pontos fundamentais para o bom funcionamento do carro e ela necessita de certos cuidados para que o desgaste da mesma não ocorra rapidamente. A função primordial da embreagem é no controle da transmissão do movimento do propulsor para o câmbio e isso vai facilitar o engate das marchas do veículo.

Quando a embreagem está com algum problema, o item começa a passar desconforto para o motorista e também passageiros. Outros componentes do carro também podem ser avariados caso a embreagem seja danificada.


Dicas de Cuidado com a Embreagem:


Pé no Pedal: Evite deixar o pé no pedal da embreagem, uma vez que esse ato pode afastar o platô do disco o que causará o lixamento do mesmo. Quando acontece o desgaste, o motorista vai verificar um superaquecimento do sistema.


Carro Engrenado Parado: Esse ato é outro que deve ser evitado. Quando o motorista para no sinal de trânsito, por exemplo, o correto é deixar o veículo em ponto morto, sem que seja acionado o pedal da embreagem.


Arrancar em Segunda Marcha: Isso não deve ser feito. Sempre arranque com a primeira marcha e depois na sequência as outras. Quando você reduz ou eleva a velocidade, a marcha deve ser trocada de maneira gradativa e sempre na ordem segundo as rotações do motor. Desta maneira, as peças da embreagem vão conseguir trabalhar de maneira suave.


Locais Inclinados: Quando o motorista se encontra em um plano inclinado, como é uma rampa, não é bom usar a embreagem e o acelerador para segurar o veículo. O freio de mão é que deve ser utilizado para esse tipo de função.


Sincronia no Soltar a Embreagem e Acelerar no Arranque: Esse fato é importante em termos de sincronia. Caso o motorista acelere muito e solta a embreagem pouco, pode ocorrer a queimada da embreagem, o que faz com que o automóvel não desenvolva e gaste mais combustível.


Curiosidade:


Você já deve ter visto um automóvel que só consegue dar partida com o pedal da embreagem acionado pelo motorista. Essa foi uma medida que as montadoras adotaram para dar mais segurança ao motorista e também melhorar a vida útil de alguns componentes do carro.

Muitos são os motoristas que tem esse hábito de deixar o carro engrenado e dar a partida sem acionar o pedal. Isso faz com que o veículo dê um tranco e pode até causar um acidente dependendo do local.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page