top of page

Dicas de calibragem dos pneus


O fato de deixar de lado a calibração dos pneus do carro dentro do período correto pode trazer diversos problemas para o veículo. Por exemplo, um pneu que não é calibrado com periodicidade pode ter sua vida útil reduzida em quase que pela metade. Outro ponto é que pode ocasionar um aumento de cerca de 4% no consumo de combustível.


Vamos analisar melhor essa situação usando como exemplo o Chevrolet Onix, os pneus sem a calibração correta poderão fazer com que o dono do carro gaste R$ 10 a mais todos os meses e isso considerando o consumo médio do Onix com câmbio automático e sendo um motor 1.4 movido a etanol.


Mas a coisa toda não fica apenas nisso. Há riscos que ultrapassam os bolsos dos condutores de veículos. A calibragem incorreta é um perigo para o próprio carro e como consequência para quem estiver dentro dele, o ideal mesmo é que os pneus fossem enchidos toda semana e, claro, respeitando a pressão que a montadora indica. Além disso, é bom procurar fazer a calibragem com os pneus ainda frios… procurar um posto perto de casa ajuda nisso.


Abaixo destacamos alguns riscos que uma calibragem incorreta dos pneus poderá causar ao carro e aos seus ocupantes. Confira:


– Desempenho pior na frenagem do veículo

A lateral do pneu é a parte que fica responsável por carregar a maioria da parte da carga do carro. Se caso houver excesso na calibragem a lateral pode ocasionalmente levantar demais e com isso o contato com o solo irá diminuir.


Junte-se a isso o fato do carro precisar de um maior espaço para a frenagem, já que os chamados ombros dos pneus, ou seja, suas laterais, não possuem um bom contato com o solo.


– Danos causados por impacto

Se a pressão estiver baixa nos pneus, os mesmos acabarão ficando mais vulneráveis a sofrerem danos em suas laterais causados por impacto. Um choque com o meio fio ou uma simples queda em um buraco já pode ser motivo para causar o dano.


– Pneu fora da roda

Isso é uma exceção de acordo com, mas pode acontecer. É o que se chama detalonamento. Para ocorrer é preciso que existam certas variáveis de fatores. Por exemplo, além da pressão baixa, o veículo pode estar muito pesado e ter pela frente uma curva fechada.


Esses são apenas alguns simples exemplos que ilustram que passar periodicamente no posto para calibrar os pneus fará mais do que bem para o carro e para o condutor.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page