top of page

Porque preciso trocar o óleo do meu carro?


Ao contrário do que muita gente pensa, trocar o óleo do carro não é um gasto, mas sim uma necessidade. A lubrificação correta é fundamental para a saúde e durabilidade do motor e faz parte dos procedimentos de rotina na manutenção do veículo. A tarefa do óleo é, com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem aquecimento excessivo e desgastes no sistema mecânico.


Com o uso do motor, o óleo vai recebendo uma carga de partículas que interferem na viscosidade e em sua eficiência. Por esta razão deve ser trocado periodicamente. O correto é seguir as instruções indicadas no manual do fabricante do veículo quanto ao tipo de óleo usar, a quantidade adequada e o limite de quilometragem para nova troca.


Mitos e Verdades sobre a troca de óleo


1- O óleo deve ser trocado a cada 5.000km percorridos.

MITO. Verifique as indicações específicas do fabricante para o modelo do seu veículo, bem como a idade do carro e seu tipo de uso. No geral, a troca é indicada a cada 10.000km percorridos, mas isso pode variar! Avalie num posto de troca de óleo, com profissionais especializados.


2- O óleo lubrificante recomendado pela montadora do veículo é sempre a melhor opção.

VERDADE. Sempre deve ser seguida a recomendação do fabricante do veículo, com relação à viscosidade e API/ACEA do produto. A viscosidade do lubrificante pode ser identificada na embalagem do produto e normalmente aparece da seguinte forma: 40, 50, 5W30, 10W40, 20W50, etc.


3- Toda vez que trocar o óleo deve-se trocar o filtro.

MITO. Indica-se que a troca de filtro seja intercalada com as trocas de óleo. Dessa forma, a troca deve ser feita a cada duas trocas de óleo.


4- Os óleos lubrificantes homologados já possuem os aditivos que o motor do carro necessita.

VERDADE. Os óleos lubrificantes homologados possuem em sua composição os aditivos ideais e necessários para o melhor desempenho do seu carro.


5- Não existe diferença entre os óleos lubrificantes para carro e moto.

MITO. Os lubrificantes para carros e motos são semelhantes, porém não possuem a mesma aditivação. Os lubrificantes específicos para motos possuem uma aditivação diferenciada. Dessa forma, a utilização de óleos de carros em motos, e vice-versa, pode ocasionar problemas.


6- Existem diferenças entre o óleo mineral, sintético ou semissintético.

VERDADE. Cada tipo de óleo tem formulação própria e é determinado para cada tipo de veículo, de forma que seja importante utilizar sempre o tipo especificado para seu veículo para manter a performance ideal.


7- Quando utilizamos um óleo de qualidade, ele nunca fica velho e pode ser utilizado por muitos anos.

MITO. A coloração preta do óleo lubrificante mostra que ele está cumprindo sua função corretamente, já que este fica preto devido à sua atuação na limpeza no motor.


8- As indústrias fabricantes de óleos lubrificantes devem obedecer a regulamentações, que visam garantir a qualidade e, sobretudo, a pouca agressividade dos produtos ao meio ambiente.

VERDADE. Toda empresa fabricante de lubrificante deve seguir as regulamentações na ANP (Agência Nacional de Petróleo), que regulamenta a produção, qualidade, níveis de desempenho, óleos básicos e demais legislações referentes ao segmento.


9- Posso utilizar qualquer tipo de lubrificante em carros antigos.

MITO. Carros antigos, que estejam com a manutenção em dia, devem utilizar o mesmo lubrificante que foi recomendado no manual do veículo.


10- O motor deve estar frio na hora de verificar o nível e quente na hora de trocar o óleo.

VERDADE. Quando o motor do carro está quente (ligado há 15 minutos), o óleo fica mais fino e escorre com facilidade. Já o nível deve ser verificado com o veículo frio (desligado), pois, caso se mantenha quente, o óleo desce e não é possível visualizar a real situação do motor.


Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre o assunto. Caso tenha mais dúvidas na hora de trocar o óleo, procure o posto de troca de óleo rápida mais próximo, para esclarecer dúvidas e fazer a troca da maneira ideal com profissionais qualificados e prontos para te atender.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page