top of page

A importância do exame de sangue para os caminhoneiros


Saiba a importância de incluir em sua rotina os exames de sangue que podem diagnosticar precocemente doenças graves.


Com a saúde não se brinca. Por isso, realizar os exames de sangue periodicamente é essencial, da mesma forma que verificar rotineiramente o estado do óleo lubrificante do motor de um caminhão. Um simples exame de sangue é capaz de diagnosticar precocemente doenças graves que demandariam exames bem mais complexos e demorados.


Por exemplo, o hemograma é o exame que avalia quantitativa e qualitativamente os elementos celulares do sangue. Ele é o exame complementar mais requerido nas consultas, fazendo parte de todas as revisões de saúde e rotina de exames, pois é uma triagem muito útil e fornece informações valiosas sobre o paciente, muitas vezes tomadas como ponto de partida para a maioria das investigações médicas. O hemograma, além de avaliar a condição do sangue e seus tecidos formadores (em especial a medula óssea), fornece a indicação de alguma doença presente em outros órgãos. Os resultados anormais podem indicar a presença de uma variedade de condições incluindo anemias, leucemias e infecções, muitas vezes antes mesmo que o paciente apresente os sintomas da doença.


Segundo o enfermeiro Douglas Eduardo do Prado, o caminhoneiro, que na maior parte do tempo vive nas estradas, deveria reservar um tempo para realizar os exames de sangue pelo menos a cada seis meses. “Muitas empresas dão apoio e exigem desses profissionais esses exames com frequência”, comenta.


Com anos de experiência na área de saúde, Douglas do Prado explica que além de fazê-los regularmente, o caminhoneiro deve estar atento em manter hábitos saudáveis, como evitar comidas gordurosas, excessos de sal e açúcar, se movimentar fisicamente, evitando assim problemas futuros.


Alguns exames


Além das doenças sexualmente transmissíveis (DST) como, aids, sífilis, hepatites, entre outras, os exames de sangue revelam o nível de açúcar (glicose) e de colesterol no sangue. O LDL (lipoproteínas de baixa densidade) é o colesterol “mau”, que se acumula nos vasos sanguíneos, obstruindo-os e promovendo a aterosclerose. Valores altos deste colesterol podem levar a infartos. O HDL (lipoproteínas de alta densidade) é o colesterol “bom”, que irá eliminar o colesterol “mau” dos vasos sanguíneos. Assim, quando mais elevados estiverem os valores, mais protegidos estarão os vasos da aterosclerose. Através do sangue, pode saber ainda a creatinina e a ureia que têm como função analisar o funcionamento dos rins. O exame de sangue que mede os níveis de triglicérides (triglicerídeos), serve para avaliar o metabolismo das gorduras no organismo e também fatores de risco para doenças cardiovasculares. O TGP (transaminase glutâmica pirúvica) e TGO (transaminase glutâmica oxalacética) verificam a saúde das células do fígado. Assim, valores muito altos nestes dois exames podem significar que existam lesões nas células hepáticas. O PSA (antígeno prostático específico) também conhecido como gama seminoproteina ou calicreína-3 ( KLK3 ), é uma proteína, que irá ver os seus valores aumentados no sangue durante algumas doenças, tais como infecções ou cancro da próstata.


Os exames de fósforo, cálcio, sódio e potássio irão verificar os valores desses minerais no sangue. Qualquer alteração, seja para cima ou para baixo, é motivo de investigação por parte do médico para corrigir o problema. Os T4 livre (tiroxina livre circulante no sangue) e TSH (sigla em inglês que significa hormônio estimulador da tireoide) servem para verificar o funcionamento da tireoide, e dessa forma, diagnosticar e controlar doenças como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.


No exame para ver a taxa de ácido úrico é possível verificar se existe risco de aparecimento da gota e cálculos renais.


O caminhoneiro José Oscilan, 59 anos e 35 de estrada, transporta no Scania produtos alimentícios. Ele faz a rota São Paulo a Recife com muita tranquilidade em relação à sua saúde. A empresa na qual trabalha exige exames de sangue a cada três meses. “Além de colaborar com o diagnóstico, os exames previnem doenças. Se, por exemplo, o colesterol está alto já recebemos toda uma orientação para abaixá-lo. É como uma manutenção preventiva em um caminhão”, diz.


Outro motorista que faz frequentemente os exames de sangue é Edson Manuel da Silva, 40 anos de idade e 10 anos de estrada. Ele transporta no Volkswagen, cargas gerais e a transportadora onde trabalha também exige esses tipos de exames. “Acho eles de suma importância e fico mais seguro, com a minha saúde, para fazer o meu trabalho”, comenta Silva.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page