Hora de fazer a troca de pneus!


Você sabe o momento em que seus pneus devem ser trocados? A troca correta de pneus evita diversos acidentes, cerca de 20% dos acidentes em rodovias são causados por pneus em péssimas condições de uso, por isso é de extrema importância mantê-los em bom estado e ter o estepe em perfeitas condições também, além de ser passível de multa e pontos na carteira, o valor da multa pode chegar a R$ 127,00 e 5 pontos na carteira.

Para verificar a vida útil de um pneu verifica-se o indicador de desgaste (TWI) que são pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Quando a altura da banda de borracha chegar à barra TWI, esta na hora de trocar o pneu, depois que a banda diminui para 1,6 mm, o item não é mais seguro. Em algumas situações um lado do pneu pode estar mais próximo de chegar ao TWI que em outras partes do pneu. Se um lado do pneu já tiver passado do indicador mesmo que o outro lado estiver longe de tocar o indicador é recomendado trocar o pneu. É importante também fazer o rodízio e manter o pneu corretamente calibrado para ter um desgaste uniforme.

Caso você tenha dúvidas sobre a profundidade dos sulcos, pode-se fazer a verificação com uma moeda de R$ 1,00: Pegue a moeda e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente. Caso consiga ver um pouco da parte dourada, é hora de ir comprar pneus novos. Se não conseguir ver a parte dourada da moeda, ou seja, se a moeda entrar o suficiente para que a banda de rodagem tenha pelo menos a profundidade da parte dourada, ainda não é necessário trocar os pneus.

O ideal é realizar a troca dos 4 pneus ao mesmo tempo, porém caso o condutor não consiga realizar a troca dos 4, o recomendável é fazer o rodizio de acordo a tração do veículo, se a tração é dianteira, a dupla da frente deve seguir para trás nos mesmos lados. Apenas os traseiros é que se cruzam na frente. Com tração traseira, o rodízio deve ser feito ao contrário. O recomendável e fazer o rodízio em períodos entre 5.000 km e 10.000 km rodados.

Outra verificação que se deve fazer é se há bolhas ou inchaços nas laterais do pneu, pois podem comprometer a vida útil do pneu e até causar acidentes, esses danos podem ser causados devido às vias com buracos e/ou pedregulhos.

A vida útil de um pneu tem a ver com a forma de conduzir o veículo, freadas bruscas e falta de manutenção comprometem demasiado a durabilidade dos pneus. Por isso fique atento ao seu veículo e dirija sempre com cuidado.


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