top of page

Câmbio manual ou automático?


Uma escolha muito importante na hora da compra de um novo carro é se o câmbio será manual ou automático, você sabe a diferença entre eles? Antes de falarmos das diferenças, saiba que o câmbio automático foi inventado por brasileiros! José Braz Araripe e Fernando Lemos criaram o câmbio hidramático, como era chamado na época, em 1932 e foi vendida para a General Motors (GM), mas a empresa só começou a produzir carros com essa tecnologia em 1939.

O câmbio automático oferece mais conforto por não precisar que o motorista faça as trocas de marcha, o sistema automático reduz ou aumenta a marcha de acordo com a velocidade do carro e dispensa a embreagem, carros automáticos possuem apenas freio e acelerador. O sistema também aumenta a vida útil da caixa de câmbio, deixando a manutenção um pouco mais barata, mas caso haja danos maiores e necessidade de reparos, a troca da caixa de câmbio tem um valor bem elevado. O sistema automático pode consumir mais combustível por fazer a troca de marcha em alta rotação. Mas o câmbio automático é ideal para motoristas iniciantes que ainda têm dificuldades para fazer as trocas de marchas e dar partida.

O câmbio manual é mais barato na hora da compra do carro, entretanto a manutenção dele é mais cara do que o automático, isso ocorre devido a sua maior utilização diminuindo a durabilidade. A utilização correta do câmbio reduz o consumo de gasolina, mas a se a troca for feita de forma incorreta o consumo de combustível será muito maior. O sistema manual é indicado para motoristas que gostam de manter o controle total do carro, decidindo a qual velocidade máxima o carro irá andar e permite respostas mais rápidas em arrancadas e ultrapassagens. O câmbio manual também oferece uma sensação de esportividade ao motorista, assim eles ainda são os preferidos de muitos motoristas e os mais fáceis de achar em concessionarias.

Ao realizar a troca de um modelo pelo outro, fique atento a todas as mudanças, pois no inicio o motorista pode sentir uma grande diferença na hora de pegar a estrada, dirija com cuidado e preserve a sua segurança na hora de realizar manobras.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page