top of page

Confira aqui algumas dicas do que fazer para economizar combustível em seu carro



Não há uma matemática exata para que você consiga economizar combustível em seu veículo. São vários fatores que vão auxiliar para que isso aconteça e o seu bolso fique agradecido. Confira abaixo algumas dicas:


– Não ande com pneus murchos: Sempre deixe os pneus calibrados, pois andar com os mesmos murchos podem alterar o consumo de combustível. Faça a calibragem dos seus pneus a cada 15 dias.


– Cuidado na troca de marchas: Observe no manual do seu carro qual é a velocidade correta para a mudança na marcha. Deve-se levar em conta qual é o torque do veículo. Faça o uso do câmbio do carro suavemente e não “estique” até o final.


– Carro pesado é sinal de maior consumo: Verifique também no manual o peso que é recomendado. De acordo com pesquisas no segmento, 40 quilos em excesso no peso podem aumentar o consumo de combustível em 2%.


– Gasolina aditivada: A sua função primordial é a limpeza e a preservação do motor. Porém, com um propulsor mais limpo, isso acarreta em melhor desempenho e também mais economia em um médio prazo.

– Manutenção das velas: Esse é um dos itens que influenciam muito no consumo. As velas precisam ser trocadas de acordo com a quilometragem que é recomendada pela fabricante do veículo. Quando uma destas peças danificar, o conjunto deve ser trocado com velas de mesmas especificações.


– Acessórios no carro: Antes de você fazer a instalação de algum acessório no veículo, faça a consulta de um especialista. Um aerofólio, por exemplo, influencia na aerodinâmica e aumenta o consumo.

– Andar com os vidros abertos: Esse tipo de hábito vai interferir na aerodinâmica. O consumo vai aumentar em especial quando o carro estiver em mais de 80 km/h.


– Utilize combustíveis com qualidade: Saia de perto de produtos batizados. Sempre abasteça em postos que apresentarem selo da ANP.


– Semáforos: Quando chegar perto de um semáforo vermelho, se possível, diminua a velocidade aos poucos para que não seja necessário parar por total. Com isso, você retoma a velocidade mais suavemente.


– Uso do ar-condicionado: Use somente quando é realmente necessário, pois esse item pode aumentar em até 20% o consumo de combustível.


– Troque os filtros de ar e combustível: Esses itens necessitam trocas nas datas que são apontadas pelas fabricantes.


– Alinhamento de rodas: Isso auxilia na aerodinâmica do carro. Sem essa manutenção, o veículo fica fora de geometria e as rodas se arrastam, aumentando o consumo de combustível.


– Evite andar em altas velocidades: Os limites de velocidade devem ser respeitados. Quando um veículo está a mais de 100 km/h, o seu consumo fica em 20% a mais do normal.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page