Dona do Google cria nova empresa para desenvolver carros autônomos
O projeto de carros autônomos do Google será conduzido por uma nova empresa, Waymo, independente da gigante da internet, mas dentro da Alphabet, disseram executivos nesta terça-feira (13).
O nome Waymo é uma menção às palavras em inglês "way" e "mobility", ou caminho e mobilidade, na tradução livre para o português.
O anúncio representa um passo crucial no desenvolvimento do programa de alto padrão do Google, que agora está em seu sétimo ano. Ele já esteve na dianteira da tecnologia autônoma, mas enfrenta um aumento da competição de rivais.
"Isso é a indicação da maturidade de nossa tecnologia", disse o presidente-executivo do projeto, John Krafcik, a repórteres.
"Nós podemos imaginar nossa tecnologia de direção autônoma sendo usada em todos os tipos de áreas".
Nada de 'carro do Google'
De acordo com a agência de notícias Associated Press, o projeto de criar um carro autônomo próprio deve ser abandonado pela Alphabet. Em seu lugar, a tecnologia criada pela Waymo deve ser licenciada para outros fabricantes.
Alguns passos já haviam sido dados nessa direção quando o projeto ainda estava dentro do Google. Em maio último, a empresa anunciou uma parceria com a Fiat Chrysler.
Desde 2009, o Google testa a tecnologia de carros autônomos. Foram mais de 3,7 milhões de km rodados pelos Estados Unidos. Em agosto passado, a empresa contratou um executivo do Airbnb para chefiar o projeto, depois que o líder, Chris Urmson, deixou o Google.